Mercado de trabalhoMundoNewsTecnologia

A Google coloca milhões de dados disponíveis para os usuários

A Internet é, sem dúvida, um imenso banco de dados, as encontrar uma informação confiável é como achar uma agulha no palheiro. Há centenas de milhares de dados falsos e inúteis na rede. Mas, para nos ajudar, a gigante Google acaba de liberar, oficialmente, um novo buscador para conjuntos de dados indexados. O Dataset Search agora está oficialmente operacional após a conclusão do período Beta.

Como funciona? Se precisarmos de dados sobre qualquer tema, por exemplo quero pesquisar sobre “laranjas” vamos ao portal e faremos o que faríamos no Google habitual: digite a palavra “laranja”. Os 70 conjuntos de dados que o mecanismo de pesquisa retorna, variam desde a exportação dessa fruta para o mundo até dados sobre os componentes físico-químico da laranja. Os resultados indexados pela Pesquisa de conjuntos de dados do Google vêm de qualquer site que tenha seguido as diretrizes do Google ao codificar e estruturar seus conjuntos de dados.

Entre os novos recursos da versão final do Dataset Search está a possibilidade de filtrar os resultados com base no tipo de conteúdo desejado (tabelas, imagens, texto) ou se é possível acessar o conjunto de dados gratuitamente.

Além disso, um ponto a favor dessa ferramenta em comparação com a pesquisa clássica do Google é que os conjuntos de dados são mostrados com uma série de rótulos que permitem uma rápida visão geral do conteúdo disponível em cada caso. Isso inclui período, fonte, descrição, área coberta e data da última atualização.

Essa ferramenta é especialmente interessante para estudantes, professores e o mundo acadêmico em geral, além de ser um local precioso para os profissionais e cientistas de dados.

Embora seja a versão final, a Google trabalhará constantemente para garantir melhorias na ferramenta.

Vamos aproveitar este oásis!

Tags

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
Close