Mercado de trabalhoNegócioNewsSegurançaTecnologia

Em tempos de isolamento social, aproveite para desenvolver-se

por: Eli de Souza, CCNA, graduado em Gerenciamento de Redes de Computadores, com especialização em redes de telecomunicações, Pós-Graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.

A OMS e especialistas de saúde ao redor do mundo orientam que, adotar as medidas de isolamento social para diminuir o número de pessoas infectadas por COVID-19, tem sido uma importante ação ao combate do avanço da doença.

No entanto, fazer esse isolamento significa que precisamos ficar em casa e mudar toda nossa rotina. É preciso cuidar de nossa saúde física e mental. Entre estes cuidados, uma opção é aproveitar este momento para se qualificar. Existem diversas opções de cursos, treinamentos e até certificações de TI gratuitas ou com descontos significativos.

Para facilitar, divulgo a seguir algumas opções de conteúdos oficiais gratuitos. Confira algumas dicas:

Fortinet

A Fortinet disponibiliza gratuitamente todos os seus cursos on-line sobre segurança cibernética, que, anteriormente, eram abertos somente a parceiros. Agora esses cursos estão também disponíveis para qualquer pessoa que queira expandir seus conhecimentos e habilidades técnicas em segurança cibernética, sem nenhum custo. Para saber mais acesse: https://bit.ly/3fjJN4v

Palo Alto Networks:

A Palo Alto está bancando 100% de uma das 3 provas PCCSA, PCNSA ou PCNSE. Para ter acesso a essa facilidade siga as instruções ao acessar o link: https://home.pearsonvue.com/paloaltonetworks.

Caso ainda não tenha uma conta, realize seu cadastro e, em seguida, escolha a opção que melhor se encaixa ao seu perfil (partner ou customer), selecione qual exame deseja realizar, e aplique os códigos promocionais.

Primeiro insira o código PANWOP50 e na sequência aplique o segundo código PANW50WEB. Pronto, você acabou de economizar U$ 140 na faixa. Estude e boa prova!

Cisco Systems

A Cisco disponibiliza gratuitamente alguns treinamentos introdutórios, inclusive de Cyber Security. Você pode obter mais informações acessando o site do Cisco Net Academy: https://lnkd.in/gwZBBPJ.

Outra dica legal é que desde o dia 15 de abril de 2020, a Cisco liberou a realização dos exames de certificação usando a monitoração on-line da Pearson VUE, economizando seu tempo e dinheiro, uma vez que você não precisa se deslocar.

É muito importante estar atento aos requisitos ambientais e de sistema específicos da VUE, além de concordar com as políticas de admissão e segurança.

Obtenha mais informações acessando o link https://bit.ly/3ccUYu9

Confira ainda outras opções de treinamento on line com foco em TI:

É possível ter acesso ainda à diversos cursos on line disponibilizados gratuitamente por universidades consagradas como Fundação Getúlio Vargas https://bit.ly/3c0HJfn, a USP https://bit.ly/3aQOpfP,  e até Harvard https://bit.ly/2yCVxhG (todos em Inglês).

Descubra se há algum treinamento de seu interesse acessando os links abaixo:

Buscar qualificações permite a exploração de novas oportunidades, além da possibilidade de ampliação da rede de contatos. Ficou motivado em se qualificar? Fique atento à essas dicas para que seus estudos sejam ainda melhores:

  • Aproveite as diversas opções de cursos on line como as descritas neste artigo. Existem inclusive cursos gratuitos ou com descontos, faça uma boa pesquisa e selecione aqueles que estão alinhados com seus objetivos.
  • Separe um lugar na sua casa dedicado para estudar de preferência silencioso.
  • Respeite a rotina (sua e dos demais ao seu redor). Neste período é preciso muita disciplina, procure criar um cronograma de suas atividades diárias e seja fiel à sua rotina de estudos. Entretanto, se você não está sozinho em casa, lembre-se de combinar sua rotina com os demais integrantes da casa. Adicione à sua rotina de estudos horários específicos para revisar a matéria estudada, fazer vários laboratórios para reforçar o que aprendeu e, se possível, faça simulados para medir se o seu aprendizado está evoluindo.
  • Se você está se preparando para alguma certificação tome cuidado com Dumps, pois essa não é uma prática legal.

Em tempo, dumps são simulados que contém praticamente as mesmas questões da prova oficial. Infelizmente, muitos profissionais fazem downloads desses dumps, decoram as questões, fazem as provas, e se certificam. A certificação pode ajudá-lo a conquistar alguma vaga de emprego, por exemplo, mas se este profissional for inexperiente, ao primeiro sinal de problema ou de crise em um ambiente real, ele não vai conseguir solucionar essa situação, colocando em descrédito não apenas sua reputação, mas também da certificação propriamente dita. Portanto, não estude através de dumps.

  • Estudar no conforto de casa pode ser cômodo mas exige cuidados para não perder o foco. Evite distrações durante os horários estipulados para estudar como, por exemplo, acessar redes sociais, assistir TV e jogar vídeo games.
  • Participe de fóruns e grupos de discussão que têm afinidades com o que você está estudando.
  • Não estude todo conteúdo de uma única vez, pois os estudos podem ficar cansativos e acabar te desmotivando. Atente-se ao cronograma do curso ou o guia de estudos e siga-o.
  • Faça pausas saudáveis: Tão importante quanto a qualificação é cuidar da saúde mental, então crie intervalos durante seu período de estudos e aproveite para alongar o corpo ou fazer algum exercício aeróbico, tomar um café ou comer uma fruta, ou quem sabe levar seu pet para dar uma volta, brincar com seu filho ou fazer o para casa com ele.

Gostou das dicas? Comente e faça sugestões para novos artigos. Não deixe de divulgar para seus colegas e familiares as diversas opções de treinamentos gratuitos. 

Desenvolva-se e amplie suas possibilidades.

Tags

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close
Back to top button
Close